09 janeiro 2009

Lula não é o bastante

A maior parte dos comentários sobre a primeira piauí de 2009 discute a exclusiva do presidente Lula. Todos os que leram, e os que não leram, já sabem que o presidente prefere assessores para se informar e que a imprensa lhe causa azia. Era de se esperar. Na repercussão o Noblat já revelou, a partir da íntegra das declarações, que Lula considera os jornais obsoletos (!).

Mas, cuidado. O auê em torno do presidente (que sempre será certeza de boa venda) não pode esconder as matérias que valem a pena nesta edição. Além de Roberto Kaz narrar as peripécias do popular Meia Hora do Rio e da eterna discussão lembrada por Consuelo Dieguez sobre a exploração e contratos do pré-sal brasileiro, a piauí 28 tem dois saborosos textos.

Um é do próprio João Moreira, que vasculhou a história recente da Islândia, a ilha gelada que até ontem me lembrava apenas Björk, gordura de peixe e uma terra condenada pela crise financeira sem maiores explicações. Em "A grande ilusão" observa-se a trajetória de expansão e bancarrota deste país que nunca abolirá o trema. É interessante.

O outro texto, o melhor desta piauí, é a história do caricaturista David Levine, o demolidor de biografias. A narrativa de "Levine no escuro", de David Margolick, sobre a acidez dos desenhos que praticamente contam o século XX, esbarra na batalha do mesmo Levine contra a cegueira e consequente fim de poderoso trabalho. A história me emocionou profundamente. Para quem quiser, alguns retratos de Levine podem ser vistos aqui.

Se Lula lesse (eu disse "lesse", não "ouvisse") pelo menos uma dessas últimas matérias, e mesmo assim sentisse cócegas no fígado, não haveria mais esperança.

Levine já retratou o presidente em dezembro de 2002. Lula viu?


imagem: the new york review of books

5 comentários:

Anônimo disse...

Aee, Bruno! Claro que pode linkar! Na internet pode tudo, né, hehehe. Vou linkar o seu tb :)

Sobre o Lula, eu não acreditei qdo ele disse isso. Vc ser ignorante é uma coisa, mas assumir a ignorância com todas as letras, só com 90% de popularidade. hehehe

abração

J.Silva disse...

meu caro santos, leia isso aqui:
http://www2.paulohenriqueamorim.com.br/?p=3768

Cláudio Coração é jornalista disse...

Lula não ignorante Ponto de Exclamação

Cláudio Coração é jornalista disse...

Corrigindo:
Lula não é ignorante Ponto de exclamação

Bruno Espinoza disse...

hehehe... !!!abraço Claudio.