06 janeiro 2009

Ivonete Maria Rio

Sobre os boatos da possibilidade de Woody Allen (sim, ele mesmo!) desembarcar em 2010 no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, para executar projeto cinematográfico em parceria com a prefeitura de Eduardo Paes, à exemplo do que ocorreu com Vicky Cristina Barcelona na Espanha, já jorram baldes de água gelada. Um deles veio de Julio Daio Borges, para quem “O Rio de Janeiro não vai morrer se não tiver sua obra-prima nova-iorquina em película”. Olha, isso é verdade, a cidade do Rio não morre por tão pouco. “Vicky Cristina parece naturalíssimo, mas só foi possível porque a Espanha, de alguma forma, 'investiu' em cinema nas últimas décadas; o Brasil, nem tanto”, alega Borges.

O que mais me diverte em Allen (há muito material para se divertir em seus filmes) são as exageradas caricaturas que realiza. De Annie Hall a Vicky, elas são de rir em segredo, de tão banais e propositais (assim me parece). A ponte Nova York-Rio pode até não vingar, mas não sou cinéfilo propriamente dito e posso ter o disparate de imaginar o romance de um Capitão Nascimento com a quitandeira do morro (Allen e seus casais mirabolantes), sentados na laje - churrasquinho, Totó, parabólica - sendo agraciado com a foto-montagem especialíssima que adicionaria ao Dendê o Corcovado, quiçá uma arara. Um chuchu de cartão-postal tropical, não? Já pensou nos planos-sequência de Allen com sambas de João Nogueira na trilha?

Já surgia até mesmo um happy end no táxi mais brega do mundo, aquele Santana amarelo enfaixado por um barbante azul que só o Rio tem. Mas o Julio Borges estragou todo um sonho.

Woody Allen e Scarlett Johansson
felizes da vida com o mormaço do Posto 6 de Copacabana.

foto: new york magazine

4 comentários:

Luiz Augusto Rocha disse...

Inspiradíssimo seu comentário. Acho que foram as lentilhas do Reveillon que fizeram seu melhor humor retornar.

Giovanna Borgh disse...

olá. Obrigada pela visita.

Sobre o post, realmente imaginei exatamente isso, o Woody vai filmar o que exatamente? Como é o Rio pela visão subjetiva do New Yorker civilizado que passava sua infância entre uma sala e outra dos cinemas em frente a sua casa.?

Certamente um roteiro um pouco mais inteligente sobre o rio além de favelas/copacabana/polícia/corrupçao e violencia seria algo bem interessante, mas sério, o Woody faria isso?

Já sei, na certa a história será sobre uma amante carioca que leva o seu lover milionário para conhecer sua terra natal...

Woody precisa assistir umas novelas da globo...

Mas no geral, eu torço para isso... só o fato de eu poder ir ver as externas e ver o velhote lá.. Woooooody take a picture with me! Já seria demais!! rsrs

Giovanna Borgh disse...

ah, está "linkado" tb

Bruno Espinoza disse...

Hehe! Certamente, Giovanna. Mas, outra imagem surreal me vem à mente com a sua sugestão: Woody assistindo ao fantasma de Donatela aparecer para Flora. Isso seria demais, mas não menos do que a sua foto com Woody, é claro.