29 março 2009

Shit happens


No universo das inutilidades na web, o último site que conheci foi o Vida de Merda. Funciona assim: você posta alguma situação que vivenciou para receber comentários e avaliação. Os leitores podem dizer se "você mereceu" ou "é, sua vida é uma merda". Para quê? Não sei.

Os simpatizantes da ideia podem pensar "bom saber que outras pessoas também estão na merda", mas isso também não faz nenhum sentido. Sim, é mais um grande besteirol e só lá mesmo para ler um post desses: "Hoje, fui almoçar no McDonalds e pedi uma salada. O atendente olhou para mim e falou: bom, ao menos você está tentando".
Perceba que, se as imperfeições da vida são constantes, nada mais estranho do que perder tempo em relatar, rever ou acompanhar divertidamente as desgraças de cada dia. Concordo que são curiosas e essa é a garantia do sucesso do site. Certamente há ficcionistas anônimos que inventam as suas prórpias desgraças. É tudo uma grande... bem, isso mesmo.
Bizarro mesmo é constatar uma verdadeira competição para ver quem tem a vida mais cagada. Posso estar na contramão, mas acho que de lamentações o mundo está cheio e geralmente as desgraças que deveriam importar não vão para a internet. Não espero bobos alegres, mas um mosaico de lamentações virtuais é uma inutilidade. E inutilidades são inúteis (redundância necessária).
Em "Forrest Gump", o contador de histórias (Tom Hanks) atravessa os EUA correndo, reúne seguidores na sua empreitada e se depara com um publicitário atrás de slogan. Gump nos dá a receita: "às vezes, merdas acontecem". Não vale exagerar. C'est la vie.


Veja o 'shit happens' de Gump a partir de 4:18

Um comentário:

Xenya Bucchioni disse...

Além de não servir para nada um site desse é sempre uma obsessão por aparecer, estar na rede, na tv, enfim...no reality show da vida sempre! E ainda tenho que ouvir que a internet vai revolucionar a educação e gerar a sociedade do conhecimento...!!
O que mais me preocupa é que as pessoas perdem tempo mesmo com esse tipo de site..um tempo que poderia ser muito melhor gasto em coisas mais úteis!