31 março 2009

Mentira de dia

Já sabemos: abril começa com o dia da piada obsoleta. Aproveitando as novas mídias, uma algazarra das fake news pode se repetir, sem dispensar, é claro, uma mãozinha da falta de criatividade em massa. O bobo dia da mentira é igual a conversa de elevador - sempre igual, sem graça e descartável. Um pouco da Guerra dos Mundos narrada por Orson Welles nas fábulas mais recentes? Pelo contrário, está programado. A data no calendário só para as enganações virou até desculpa para ações de marketing. Mas não adianta: mentira boa e sincera não tem dia.
Algumas verdades, se arruinadas, aliviariam a vida. Como não há meios de se conseguir uma máquina da spotless mind, alguns acontecimentos bem que podiam estar fincados no terreno da ficção. Há 45 anos, algumas imagens e notícias poderiam não ter sido reais.



(Editorial do Correio da Manhã, 1/04/64): "Só há uma coisa a dizer ao Sr. João Goulart: Saia!"

('São Paulo repete 32', de O Estado de S. Paulo, 1/04/64): "Minas desta vez está conosco (...) dentro de poucas horas, essas forças não serão mais do que uma parcela mínima da incontável legião de brasileiros que anseiam por demonstrar definitivamente ao caudilho que a nação jamais se vergará às suas imposições."

(O Globo, de 2/04/64): "Fugiu Goulart e a democracia está sendo restaurada (...) atendendo aos anseios nacionais de paz, tranqüilidade e progresso (...) as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-a do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal".

Mais aqui.

7 comentários:

Xenya Bucchioni disse...

E como poderia ter sido mentira!...eu bem que gostaria de saber como seria todo o governo do Jango...Como seria a UNE? E a esquerda? enfim...realmente muita coisa teria sido diferente, ou não.rs

Luiz Augusto Rocha disse...

Ele era filho do fundador de Andradina.

Luiz Augusto Rocha disse...

Na verdade, Auro Soares de Moura Andrade foi presidente do senado por cerca de oito anos. Embora nesse período a presidência da Casa coubesse ao vice-presidente, o poder de fato era exercido pelo subsequente, no caso, Auro. Ele se notabilizou pela célebro frase: "Está declarada vaga a presidência da república". Isto porque disse duas vezes. Quando Jânio renunciou, ele mais do que rapidamente formou quorum suficiente para homologar o processo. Assim, ele entra para a história do país como uma das peças do xadrez que colocou os militares em 64. Qualquer hora conversamos sobre os motivos que levaram Auro a trabalhar de forma tão ágil nos dois casos.

Abraços, Goiaba.

Luiz Augusto Rocha disse...

Errata: célebrE; quÓrum

Desculpe, foram erros de digitação.

Rafael Del Monaco Drummond Ferreira disse...

Bruno! Eu preciso fazer uma ponderação sobre o teu blog como um todo! Os texto estão bons como sempre e entendo que, blog como um todo, está cada vez mais webjornalístico. Sua barra de acessórios aqui na direita também está organizada e bem interessante. Está em um bom caminho. Mas por favor! Pare de mudar o logo! hehe... Posso tentar fazer um pra ti? hehe...

Abraços! Estarei me atualizando com os teus textos novos em breve!

Bruno Espinoza disse...

Jaime (Rafael), obrigado pelas considerações. Realmente me empolguei com as atualizações do logo, mas eram experimentações, precisava usar a cobaia, esta página. Obrigado pela oferta tb. Esse será o logo final (desse ano, hehe). Vc achou muito ruim? Prometo não confundir mais ninguém com tantas mudanças, eu juro. Malabares com cara nova só na Copa. Topa ajudar? Abraço.

Marta Valim disse...

Puuxa... vc leu 8 páginas pra fazer esse header, n foi? Com efeito de plástico de garrafa d'água?? rs