07 julho 2009

Cristiano


"Boa noite. Disse aos meus amigos que tentaria ser natural. Estou feliz por estar aqui. Cumpri meu sonho de criança, que era jogar no Real Madrid."

Foi assim que o jogador objeto da maior transação da história do futebol, Cristiano Ronaldo, cumprimentou a torcida madridista.

Cristiano Ronaldo desperta muitos sentimentos contraditórios. Já vi muita gente dizendo que não passa de um "mascarado" - esse é um comentário realmente engraçado e bem brasileiro. É verdade que o português sempre é lembrado pela constante preocupação em aparecer bem nas câmeras a cada levantar do gramado, ou após algum lance sem maiores sucessos.

Eu não sei se Cristiano Ronaldo é o maior craque do planeta bola, se será lembrado pela posteridade como foram os grandes nomes do futebol. O rapaz joga bem quando quer jogar. Mas não pensei nisso quando vi a sua apresentação ao Real Madrid, este Hopi Hari do futebol. Afinal, quando a grande manchete do dia é Una presentación de 'Record Guinness', algo anda bem errado nos holofotes do futebol.

Os olhos de Cristiano Ronaldo sempre me chamaram a atenção. Não simplesmente os olhos, mas esse olhar titubeante, que só me faz pensar que ali se esconde o menino pobre da Ilha da Madeira.

Preste atenção. Sempre é possivel ver a pobreza da infância naquela olhar. Cristiano Ronaldo poderia ter sido bailarino se não fosse jogador, ele já disse. Fã de Maradona e Figo, ele pode negar tudo em Madri, ou seja lá onde o dinheiro o levar. Ele jamais poderá esconder aquele olhar.

"Vou mostrar que valho o que pagaram por mim", disse Ronaldo, o português, na Espanha.

2 comentários:

Alberto disse...

Confesso que vi poucas vezes ele jogar e não achei grande coisa. Apenas um bom jogador.

Penso que ele tem uma necessidade incrível de se auto afirmar. Talvez para negar o que o olhar, na sua observação, escancara.

Nenê disse...

Escutei uma comparação boa sobre ele e Messi: "C.R. tenta driblar e, quando não consegue, passa a bola. Messi tenta passar a bola e, quando não consegue, dribla o adversário". Creio que ele é uma bomba relógio, ainda mais em um time que preza mais pelo estrelismo que pelo bom futebol. A combinação parece explosiva. Um jogador muito talentoso, com muita sede de fama, em um time que incentiva isso. Sabe-se lá o que vai dar. No mínimo, muita notícia.