25 junho 2008

Recriar é morrer

Quando era criança, meus parentes mudavam de canal e eu via a imagem da televisão variar, quase sempre, entre Globo e SBT. Eram tempos pré-tv paga, em que He-man no meio do programa da Xuxa (chamava-se Xou da Xuxa), era a delícia daquelas manhãs.

Bem, quero dizer que Globo e SBT eram as duas potências. Lembro da Manchete, com aquele cara de sotaque italiano a comentar os jogos do Calcio, que mais tarde descobri tratar-se do também mestre cuca Sílvio Lancelotti. Gostava da sua voz rouca e fala que desvirtuava com frequência o jogo pancadão e na retranca dos italianos, tudo narrado sobre aquela imagem distorcida do canal 2. Até o carnaval na Sapucaí tinha outro gosto sem a Globeleza. Havia um boteco do samba, acho que era isso. A Manchete também se tornou forte e audaciosa quando peitou a dramaturgia global com o sucesso "Pantanal". Como nada visto antes, a criação de Benedito Ruy Barbosa arranhou o império dos Marinho pré-Projac. Foi tão marcante que a imagem do berrante a guiar a boiada ficou viva na minha mente desde menino. Mas, repito: as potências eram Globo e SBT.


E nem precisaria usar a memória para relembrar, porque a "TV" do Sr. do Baú injetou um "Vale a pena ver de novo" sem pena a partir do último dia 9. Socou "Pantanal" 18 anos depois e prometeu até pagar os atores. Sem falar do tamanho empenho em mudar e desmudar o horário de telejornais desprovidos de identidade e força, implantar atendimento ao vivo ao telespectador (para desespero dos âncoras), demitir mais de 40 jornalistas um mês após reviver o também cenozóico Aqui Agora e anunciar a programação referindo-se aos horários e nomes de programas das emissoras concorrentes, na cara-de-pau e sem vergonha. E foram muitas outras firulas difíceis de entender.
Nem Sabadão Sertanejo (lembram?) resistiu ao século XXI. Escrevam: não faltará pouco para o Sistema Brasileiro de Televisão se tornar o Canal 24 horas Chaves. E nem faltará bordão: "todos atentos olhando pra tevê". Todos? 2008:Quem muda de canal para o SBT?

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Bruno! Me conta uma coisa, como vc chegou no meu blog?? Fico honrada dele constar em "Vale a pena" ... Beijos

Anônimo disse...

Atualiza aí, Santosssss!!! Não comento muito, mas sempre leio! Saudades...bjos!

Anônimo disse...

Eu assisto chaves.... xD

Abração

.....saudade.......