25 dezembro 2007

Ria, seu sem-vergonha!

Não direi que 2007 foi ano bom ou ruim. Há algum tempo não consigo ser maniqueísta a tal ponto. Também não tenho a máxima: "ah, o ano x foi o melhor da minha vida". Consigo lembrar de dias marcantes, alguns momentos, mas um ano é tempo demais para acumular só desgraceira e baixarias ou simplesmente um mundo cor-de-rosa repleto de estadias quinzenais em Paris. Alguns chamariam isso de maturidade. Eu acho que se trata de um desencanto entusiasmado com o belo. Risada.
Cada vez mais acho que a vida e nós somos um pouco patéticos. Soamos a uma tragicomédia cotidiana, renovadíssima a cada minuto, apesar de repetidora das piadas, dos gestos, dos puns fedidos e das caretas desprevinidas. Pare, numa janela, numa esquina, em qualquer lugar em que haja outro ser. Observe. Você dará algumas tristes risadas.
Claro que isso não inclui rir dos grandes problemas, do caos social. Digo rir da vida, dos casais desajeitados, da criança caçoadora, também dos irracionais movimentos e estacionadas que fazemos todos os dias. Principalmente aqueles que levamos à cabo como se executássemos, sisudamente mal encarados, a coisa mais importante desse mundo que passa. Passa e não volta.
Disse "fazemos" porque de tanto rir da vida alheia, da vida que me cerca como um circo que se move ao meu redor, me vi palhaço desse picadeiro. Além de criar alguma vergonha na cara, não relutar em assistir à Tropa de Wagner Moura, desligar a tv para as "negociações" da votação da CPMF e planejar estudos de mandarín para os próximos tempos, 2007 foi o ano em que aprendi a rir de mim.

5 comentários:

Gabriel Ruiz disse...

Nossa mano, "aprendi a rir de mim", essa frase por si só já é muito boa.
Gostaria agora de sentar num daqueles bares ali (pode ser o Alecrim, eleito o melhor), pedir pra descer uma e esperar vc me contar ....

----
out off topic: preciso do seu e-meio!
abraço saudoso

Gabriel Ruiz disse...

Ah, ia me esquecendo:

quem agradece sobre a banca sou eu.
Nas palavras do Bulhões: "o evento do ano". Uma beleza.

falou!

Anônimo disse...

Tenho um monte de eventos tragicômicos e situações patéticas para rir de mim mesma neste mal começado 2008! Então que tal vc aparecer e a gente marcar de se trombar logo?!

Bjão!!! Saudade!
Lara.

Tatiana Aoki disse...

Vi Bobby long a um tempao, mr. Espinoza!
Vi em 2005, no Japao! A Scarlet e o Travolta destruiram...
bj!

Tatiana Aoki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.