06 junho 2007

Em cartaz: A GREVE - outros atos obscuros, sem reflexão e cheios de cagadas em algumas TVs e jornais gorduchos

O jornal O Estado de S. Paulo e Folha de São Paulo reportaram outras ocupações hoje. A edição online da Folha disse em reportagem: "Na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), as invasões fazem parte do dia de mobilização nacional que a UNE (União Nacional dos Estudantes) prepara para hoje no país. Já os alunos que invadiram a reitoria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) negam articulação com a entidade estudantil."
Sinceramemte, duvido da ligação das duas ocupações - UFPE e UFPR - com a UNE. A não ser que a direção do movimento estudantil nestas universidades tenha rabo presinho presinho com a UJS (União da Juventude Socialista), órgão do PC do B (Partido Comunista do Brasil), outro que tem rabo presinho presinho com o governo Lula, o governo que não fez nada pelo Ensino Superior, a não ser encaminhar a Reforma Universitária sem discussões e dar outro nome para o ineficaz Provão, que foi rebatizado de ENAD (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Para quem não sabe, há tempos a UNE não representa os estudantes efetivamente. Com eleições fraudulentas ela se comporta, desde o início da Era Lula, como braço do governo. As manifestações e o cerne do movimento estudantil em ação atualmente não tem relação alguma com a UNE.
Palhaçada será se o âmbito do movimento unificado pela Universidade pública estender-se em âmbito federal e tivermos à mesa das negociações Lula e seus amiguinhos da UJS.

Bauru

Gostaria de parabenizar os representantes do Movimento Unificado da UNESP de Bauru pelo encontro com o reitor Macari, quando expuseram as reivindicações locais. Apoio à Ocupação da USP é preciso, como é urgente debater em todo lugar o ultraje que significam a Secretaria de Ensino Superior e os famigerados decretos. Mas, imensamente fundamental é tratar das questões que ferem a realidade que mais conhecemos, a realidade da UNESP Bauru. Não se trata de oportunismo, por mais que seja o momento mais oportuno. Trata-se de coerência com as lutas históricas desta unidade unespiana.
Continuo acompanhando à distância o Movimento. Sei que muitos estão sacrificando seus compromissos por ele. As palavras do post anterior foram um desabafo. Sei que os verdadeiros articuladores, muitos amigos e colegas meus, deste momento histórico não se enquadram no rol dos que critiquei. Para estes, toda a força possível e os meus sinceros parabéns pela coragem e racionalidade.


Esse é "o" tema

Nestes dias em que mil coisas estão movendo a Greve e as ocupações, torna-se muito difícil escrever no blog. Mais difícil ainda é escrever sobre outro assunto. Não sou a pessoa mais aconselhável a informar a alguém em que pé estão as mobilizações na UNESP Bauru. Para isso, entre em Greve Não é Férias. Se quiser saber rapidinho o porquê disso tudo entre aqui e, para se informar sobre a Ocupação da USP e em outras universidades, clique aqui. Garanto uma coisa: é melhor do que ir dormir com a "verdade" cheia de maquiagem que passam na Globo ou escrevem em Veja.

Um comentário:

GABRIEL RUIZ disse...

Haja emoção.
Bruno, é muito foda e triste isso ao mesmo tempo. Vc viu a reportagem de hoje na Folha (07-06)?
Rolou o II encontro das 3 estaduais na USP. E o que eles cobriram? O ato contra a ocupação da USP. Eu realmente gostaria de entender o por que disso.
Isto porque O Bonner se formou lá e numa época em que as mobilizações eram mais consistentes.
Enfim, tomara que um dia consigamos seguir nossos ideais de hoje.
abraço