29 agosto 2005

A profecia da morte de uma ilusão - PARTE II

Como eu dizia anteriormente: a tevê. Ah, a tevê. Que coisa, não? Curioso perceber como nossos homens e mulheres da classe média limpinha se ajeitam nas suas poltronas ao fim do dia. Como caçam o controle remoto e acionam estas “caixas das mentiras verdadeiras”. Na sua grande maioria com engrenagens nipônicas, design alemão e telas norte-americanas. Um verdadeiro artefato globalizado!
E os homens e mulheres supramencionados assistem, portanto, às baboseiras de sempre e vêem um Bush em Washington, um Bento XVI no Vaticano e as terras longínquas que mais parecem “infernos na Terra”. Por fim, se entopem com o circo das ilusões.
Estes homens, sonolentos, vão para cama acreditando que irão dormir o sono dos justos, depois de tanta correria no “paraíso” capitalista contemporâneo. Mas alguns deitarão desacreditando ainda mais na liberdade – afinal os valores são relativos, não é mesmo? Entenderão também, estes da “turma da descrença”, que aquela velha história de que “toda forma de amor é válida” era balela. A cartada maior será um outdoor da Coca-Cola nos metrôs e pontos de ônibus com as inscrições: “viva o que é bom”. Mas ninguém mais sabe o que é bom.
Ainda sobre nossos homens e mulheres, vale lembrar que não entenderão muito além do que lhes é permitido entender. Os dias passarão e entender requer pensar. E como pensar demanda tempo, o tempo é sagrado para a espiritualidade da pós-modernidade. O tempo, todo ele, é dinheiro.
Alguns destes seres terão filhos. Outros recordarão algumas linhas das “Memórias póstumas de Brás Cubas” e afins. Os que se recordarão não irão perpetuar o tal do “legado da nossa miséria”. Já os esquecidos irão sofrer ao garantir a sobrevivência da espécie tentando construir pedagogias lineares em tempos de leituras nodais e cibernéticas.
Mas todos terão, talvez, apenas a sensação de que o quadro de troféus e louros do século XX não foi devorado por cupins, era simplesmente farsa. A ilusão da conquista será, enfim, a única “moral da história” na hora de acordar. Pela manhã só restará a satisfação fugaz de que assistiram a peças diárias nos teatros sem pagar um tostão sequer. A ilusão do sim se prolongará por todo o sempre até o fim. E olha que muitos dizem já ter visto o tal do fim, e ele não era no cinema não.

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei o final do texto...!
e não, não estou enjoada de você...

beijos

dolce
;****

Rafael Del Monaco Drummond Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rafael Del Monaco Drummond Ferreira disse...

Cara! Sabe... teus textos são um exemplo para mim. Gosto muito.
Esse último passarei um tempão refletindo em cima dele.
Ah! coloca o meu blog num link por aqui. Estou reativando ele aos poucos.

É
comlexodebangaladesh.blogspot.com
Escrito errado mesmo.
Até mais!

Bruno Espinoza disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.