29 março 2010

Armando Nogueira (14/1/1927 – 29/3/2010)



Veja também: A minha não, Armando

4 comentários:

Anônimo disse...

http://miltonribeiro.opsblog.org/2010/03/30/armando-nogueira-o-mais-recente-santo/

diretor de jornalismo da globo durante a ditadura militar (e também no "silêncio" sobre as Diretas Já)?
enquadraria como "atitude suspeita"...

por isso: ‘Ele me ensinou a fazer telejornalismo’, diz Bonner sobre Armando Nogueira

Bruno Espinoza disse...

Caro anônimo, além das supostas ligações de Armando Nogueira - que não é santo (eu tb não, veja só!)-com o regime militar, você consegue comentar algo sobre as suas crônicas?

Anônimo disse...

ah, sim, a velha dissociação teoria-prática!

pouco importa a quem ele serviu, se nos delicia com seus deliciosos textos. é essa a lógica?

"ele esteve à frente do jornalismo mais comprometido do Brasil: o que foi praticado pela Globo durante os anos da ditadura militar. O JN era conhecido como “o porta-voz do regime”. As ordens que emanavam dos governos militares eram obedecidas sem questionamento. Não me lembro, sinceramente, de ter visto por parte dos profissionais da Globo alguma tentativa de desobediência ou de driblar a censura (...) De uma maneira ou de outra compactuou com esse tipo de jornalismo corporativo e subserviente.Talvez tenha faltado em Armando a coragem de assumir sua responsabilidade como diretor de jornalismo da Globo que notoriamente era o braço da ditadura militar na mídia." - Eliakim Araújo


reproduzindo comentários da blgoosfera:


http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/03/29/a-morte-de-armando-nogueira/
#
santiago disse:
29/03/2010 às 23:39

jornalistas que fazem poesia no intervalo de serviços prestados à ditadura são os piores!

chefes de redação que tentam se justificar depois de deixarem passar matérias criminosas são os piores!

colunistas que saem da cena dos temas transcendentes e se refugiam no terreno cômodo das futricas futebolísticas são os piores!

santiago (cartunista)
sobre o finado armando (cujo nome de verbo no gerúndio era revelador)
Responder
#
Osvaldo Ferreira disse:
29/03/2010 às 23:57

Armando Nogueira está sendo endeusado pela mídia adepta da palavra única, pelo monopólio do qual foi protagonista. No monopólio não há possibilidade da controvérsia, do se não, da dúvida…é apenas imposição…
Armando Nogueira inaugurou um jornalismo eletrônico que elegeu Collor editando sob suas barbas, consentimento e de forma criminosa um debate presidencial. Armando Nogueira tentou fraudar as primeiras eleições diretas no RJ, no esquema procosult para evitar a chegada de Brizola ao governo. Armando Nogueira escolheu Collor, o caçador de marajás, branco e bonito das alagoas…Armando Nogueira compactuou descaradamente com a ditadura. Foi sempre draconiano com seus subordinados a serviço dos Marinhos. Tentou ilustrar sua imagem conspurcada pelo servilismo aos estúpidos generais, depois de defenestrado pelo monstro que criou, falando de futebol…Escreveu sempre palavras vazias, poetizando o futebol, como se poeta fosse…Mas um poeta que se preza não admite qualquer tipo de flagelo humano, não compactua com ditaduras e nem se mostra insensível às torturas…Armando Nogueira foi um monstro….

Bruno Espinoza disse...

Não lembro de ter dito que pouco importa a sua atuação como diretor de jornalismo, tampouco estou endeusando Armando Nogueira em virtude de sua morte.

Também não fiz nenhuma edição de comentários que comungam a mesma opinião. Perguntei o que acha de suas crônicas, Anônimo.