16 março 2007

Na Brasilândia só dá cana!

O álcool virou moda. Todo mundo é expert no assunto aqui no Brasil e todo mundo criou o Pró-Alcool há 30 anos, de uma hora para a outra. Todo mundo também acredita que é melhor plantar cana e mais cana, até ficar tudo um melado só. Há até "intenções", via OMC, de acabar com o protecionismo ianque. E blá, blá, blá.
Outro dia o Wiliam Waack noticiou a frase do Chávez: "O Brasil devia parar de pensar no álcool e usar suas terras para plantar alimento". Ao que Waack emendou um 'comentariozinho': "Sorte da Venezuela, que tem bastante petróleo para exportar e importar muita comida."
No meio desse lenga-lenga fico lendo esses textos que apontam o etanol brasileiro como alternativa ecológica ao petróleo. Só uma interrogação me persegue: já criaram algum álcool que não polua o meio ambiente?
Ou seja, é balela essa ficção de que o etanol veio em boa hora, na esteira do aquecimento global. O que dói nas consciências dirigentes é o inevitável: o petróleo acabará e antes de acabar custará fortunas da Arábia!
Mas, tenhamos calma, né? Antes, nossas cabeças ainda vão fritar um tanto mais com o sol "em lua crescente", sempre através da "camada de ozônio decadente". E na Brasilândia - logo, logo - teremos cana-de-açúcar povoando estas terras onde, se plantando, tudo dá. Tomara que não faltem umas poucas e boas canas para os doces das vovozinhas adoçarem um pouco as vidas globalmente aquecidas e outras tantas para uma boa pinga fazer a gente esquecer do Papai Noel.

2 comentários:

m. disse...

no momento, o único álcool que eu quero é numa boa dose de pinga, pra eu exorcizar a fapesp da minha vida!!!!

eu lembrei de vc agora, estou na página 92 do "pena de aluguel", e to achando o máximo saber que monteiro lobato era marqueteiro e que cecilia meirelles trabalhou no dip!!! que absurdo!!!
ah, e acho que vc ficou tanto tempo com esse livro que ele tá perfumado!!! sério mesmo, tem um perfume masculino nele, achei muito engraçado!!!

beijos querido
:***********

Alberto disse...

Puta texto bem escrito.

Linkei vc no meu blog.

Abraço.